De la Espriella promete governar para todos os colombianos

De la Espriella promete governar para todos os colombianos

O candidato Abelardo de la Espriella, que venceu a contagem preliminar do segundo turno na Colômbia, afirmou que governará para todos os colombianos, inclusive aqueles que não votaram nele, em um discurso a seus apoiadores enquanto aguardam a contagem final que proclamará o vencedor.

“Não haverá vencedores nem perdedores. Não haverá retaliação, nem perseguição”, disse ele em um evento em Barranquilla. “A campanha eleitoral acabou, os slogans, as divisões, os confrontos políticos acabaram”, afirmou.

O líder da direita, que venceu Iván Cepeda por quase um ponto percentual na contagem preliminar do Cartório Eleitoral, jurou defender a Constituição “com extrema coerência”. “Serei o presidente de todos os colombianos”, afirmou ele.

Com 99,93% das urnas apuradas, De la Espriella tinha 49,65% dos votos, enquanto Iván Cepeda, candidato governista, conquistou 48,70%. A diferença era de menos de 250 mil votos. No entanto, ainda é necessário esperar a contagem final, supervisionada por tabeliães e juízes, que é exigida pela lei colombiana.

De la Espriella já havia conseguido maioria dos votos no primeiro turno, e pesquisas de opinião indicavam que ele também deve vencer o novo pleito. Além disso, o candidato recebeu apoio de outros integrantes da direita latino-americana, como Javier Milei, da Argentina, e José Kast, do Chile. Também ganhou apoio de Donald Trump, dos Estados Unidos.

Esse conteúdo foi publicado originalmente emVer original TópicosAbelardo de la EspriellaColômbiaEleições


Conteúdo reproduzido originalmente em: CNN Brasil por anabeatrizdias

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
X
Threads
Telegram
Print
LinkedIn

Siga nossas Redes Sociais