Professores e alunos destacam aprendizado em cafezal de Bocalom

Professores e alunos destacam aprendizado em cafezal de Bocalom

Além de apresentar os resultados econômicos da produção cafeeira pelo ex-prefeito Tião Bocalom, o dia de campo realizado, nesta terça-feira (23), também foi marcado por relatos de professores e alunos do Ieptec de Acrelândia e Plácido de Castro sobre a importância da atividade para a formação profissional dos futuros técnicos em agronegócio.

O engenheiro agrônomo e professor do Ieptec de Acrelândia, Radamés Wilson, também acompanhou a atividade e reforçou a importância das experiências de campo na formação dos futuros profissionais do agronegócio.

“Aqui saem excelentes profissionais de agronegócio porque eles são, não é porque são meus alunos eles são muito bons. E que também saem futuros cafeicultores, então é isso que eu espero estar como profissional contribuindo na formação deles”, disse o docente.

Já a estudante Letícia Cuellar, que conclui o curso neste ano, afirmou que a visita fortaleceu ainda mais seu interesse pelo setor.

“Estou achando uma experiência muito boa para quem deseja seguir nesse ramo. Conhecer de perto uma produção como esta nos motiva a continuar estudando e buscando oportunidades. Hoje eu não tenho terra, mas sonho em conquistar minha propriedade e plantar café no futuro”, relatou.

A engenheira agrônoma e professora do Ieptec de Plácido de Castro, Jaqueline Passamani, destacou a relevância da iniciativa para ampliar a visão dos estudantes sobre as oportunidades existentes no setor. Ela também ressaltou o papel das mulheres no agronegócio e a necessidade de incentivar a participação feminina na atividade.

“Estou imensamente grata pelo convite. Como professora, espero que essa experiência contribua para ampliar o conhecimento dos alunos e elevar suas expectativas em relação ao agronegócio. Como mulher, também quero servir de inspiração para as alunas que atuam ou pretendem atuar na pecuária, na agricultura familiar e em outras áreas do setor. É importante que elas entendam a força que o agronegócio tem e o papel fundamental das mulheres dentro dessa atividade”, afirmou.

Plácido

Jaqueline Passaman e Maria Letícia/Foto: Juan Vinícius/ContilNet

Para os estudantes, a visita representou uma oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. A aluna Maria Letícia Jorge, do IEPTEC de Plácido de Castro, destacou a experiência de conhecer de perto uma propriedade produtiva e observar o manejo da cultura do café.

“É muito gratificante estar aqui conhecendo o cafezal do senhor Bocalom. Esse momento é um aprendizado importante, porque saímos da teoria e passamos a vivenciar a prática. Espero que a cafeicultura continue crescendo e gerando oportunidades para novos profissionais. Estamos estudando para seguir carreira na agronomia e o café é uma riqueza que pode contribuir muito para o desenvolvimento da nossa região”, disse.

Encontro

Encontro foi marcado por relatos de professores e alunos sobre a importância da atividade para a formação profissional dos futuros técnicos/Foto: Juan Vinícius/ContilNet

Fonte: ContilNet

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
X
Threads
Telegram
Print
LinkedIn

Siga nossas Redes Sociais