Com cinco meses à frente da presidência da Câmara Municipal de Rio Branco, o vereador Joabe Lira (União Brasil), que está em seu primeiro mandato no legislativo municipal, fez um balanço de sua atuação parlamentar e da gestão da Mesa Diretora em entrevista exclusiva ao ContilNet.
Joabe também falou sobre a relação com o Executivo, os reflexos da federação entre União Brasil e Progressistas, e ainda comentou sobre o processo de transição entre sua antiga função como secretário municipal, à frente da Secretária Municipal de Cuidados com a Cidade (SMCCI), durante a gestão do prefeito Tião Bocalom, e a nova etapa como presidente do Legislativo.
Ao ser questionado sobre como tem sido a experiência de presidir a Mesa Diretora, Joabe Lira classificou positiva a sua gestão da Casa Legislativa.
“Olha, tem sido uma experiência muito boa, muito positiva. Eu e toda a mesa temos nos dedicado muito à gestão e ao trabalho. A gente já vê, nesses primeiros cinco meses, um resultado muito positivo. A Câmara tem sido um palco de grandes debates sobre Rio Branco. A população tem frequentado bastante, e as visitas praticamente dobraram em comparação à legislatura passada”, afirmou o presidente.
Confira os principais trechos da entrevista com o presidente da Câmara dos Vereadores de Rio Branco:
ContilNet: Como você avalia a sua relação com os demais vereadores? Tem enfrentado desafios ou está sendo uma convivência tranquila?
Joabe Lira: Eu sou uma pessoa do diálogo, do respeito, sempre foi essa a minha conduta. Nós temos nos relacionado bem. É lógico que cada vereador tem seu posicionamento, e sempre vai haver divergências, mas temos um ponto em comum: trabalhar em prol da população de Rio Branco. A Câmara está bem avaliada, e vejo que estamos indo em união, avançando muito na questão dos trabalhos aqui.
E com relação ao prefeito Tião Bocalom? Vocês eram bem próximos quando você era secretário. Tem mantido esse bom diálogo com o Executivo?
Joabe foi secretário durante o primeiro mandato de Bocalom na Prefeitura de Rio Branco/ Foto: Reprodução
Exatamente. Como falei, sou uma pessoa pacificadora, do diálogo e do trabalho. O prefeito Tião Bocalom é meu amigo, tive o privilégio de trabalhar na gestão dele. Nossa amizade continua. Ele, como prefeito de Rio Branco, e eu, como vereador e presidente da Câmara, temos trabalhado muito. Sempre digo que é importante a independência dos poderes, mas também a harmonia. Temos um mesmo objetivo: lutar e melhorar a vida da população de Rio Branco. Minha relação com ele é muito boa.
Recentemente, houve a federação do União Brasil com o Progressistas. Como você avalia esse movimento, especialmente aqui na Câmara, onde agora vocês são maioria?
Exatamente. Essa federação, feita a nível nacional, transformou o União Progressista na maior força política do Brasil. Aqui no Estado do Acre também, e no município de Rio Branco agora temos nove vereadores dessa federação. É uma força importante. Já tínhamos essa proximidade com o Progressistas aqui em Rio Branco, fomos partidos aliados na última eleição. Agora, com essa federação, só consolidou e fortaleceu ainda mais essa força política, que eu vejo como muito positiva para todos nós.
Gladson Cameli e Marcio integram a federação União Progressista/ Foto: Reprodução
E sobre futuras eleições? Você já cogita se candidatar para outro cargo?
Não, não tenho cogitado isso. Meu foco agora é fazer um bom mandato. Estamos iniciando, com cinco meses de mandato e também de gestão na presidência da Câmara. Meu foco é continuar trabalhando, estar próximo da população, me esforçando para mostrar que estamos lutando para fazer o melhor. A população me deu esse voto de confiança, e quero retribuir com muito trabalho, dedicação e resultados, tanto como vereador quanto como presidente da Câmara.
Você foi secretário municipal e agora preside a Câmara. Como foi essa transição? Quais as diferenças e semelhanças que você percebe?
É uma pergunta muito interessante. Realmente, são cargos distintos. Fui secretário do Executivo durante três anos e alguns meses, consegui fazer um bom trabalho. Agora, como vereador, atuo em outro poder, o Legislativo, focando na fiscalização e na propositura de projetos. Mas vejo muita coisa em comum. Hoje estou também como presidente da Câmara, e a experiência que tive como gestor público, administrando um orçamento até maior que o da Câmara, com certeza contribuiu para que eu possa gerenciar bem os recursos do Legislativo.
Joabe deixou o cargo de secretário para se candidatar a vereador/ Foto: ContilNet
Outra coisa importante: quando era secretário, sempre gostei de estar no meio da população, conversando com as pessoas, ouvindo os líderes comunitários. E continuo com esse mesmo estilo. Estou andando nos bairros, conversando com as lideranças, ouvindo a população. Acredito que isso faz toda a diferença. Agora, graças a Deus e à população de Rio Branco, sou representante legítimo e continuo me dedicando, ouvindo, para que juntos possamos construir soluções para os problemas da nossa cidade.
Para encerrar, quer deixar alguma mensagem para a população ou acrescentar algo?
Só quero agradecer ao ContilNet e, principalmente, à população de Rio Branco. Estamos completando agora cinco meses de mandato e, nesse período, muita dedicação à população e comprometimento com a Câmara Municipal. Temos feito um bom trabalho junto com os vereadores e, com certeza, vamos nos dedicar para avançar ainda mais. Nos próximos meses, realizaremos mais uma Câmara Itinerante em outra regional, e também queremos, no segundo semestre, inaugurar a nova sede da Câmara. Será um espaço mais amplo, moderno e acessível. Quem ganha com isso é a população de Rio Branco. Fico feliz com o trabalho que estamos realizando e, com certeza, vamos continuar nos dedicando cada vez mais.
Fonte: Contilnet