ICMBio é destaque em prêmio por uso de satélite contra o desmatamento na Resex Chico Mendes

ICMBio é destaque em prêmio por uso de satélite contra o desmatamento na Resex Chico Mendes. Foto: Reprodução

O Instituto Chico Mendes foi finalista do 1º Prêmio Brasil Mais, na categoria Instituições Federais, e conquistou dois reconhecimentos: uma menção honrosa e o segundo lugar.

De acordo com o governo federal, a menção honrosa foi concedida ao trabalho de priorização de alertas de desmatamento, que utiliza imagens diárias dos satélites Planet, disponíveis na Plataforma Brasil Mais, em unidades de conservação.

Já o segundo lugar foi conquistado pelo uso dessas imagens no processo de autorização direta na Reserva Extrativista Chico Mendes, no Acre.

O resultado foi revelado na última terça-feira, durante o Encontro Nacional de Usuários da Rede MAIS 2025, em Brasília. O prêmio é concedido para parabenizar projetos sobre os impactos positivos para a sociedade por meio da plataforma do Programa Brasil MAIS, que utiliza imagens diárias de satélite, permitindo maior acurácia, precisão e instantaneidade.

Segundo a publicação, na Resex Chico Mendes, as imagens de satélite auxiliam os servidores nas vistorias para autorização de melhorias de ramais, fornecimento de energia elétrica convencional e solar, mecanização de pastagens e capoeiras, abertura de roçados e construções em madeira na unidade.

Fonte: Contilnet

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
X
Threads
Telegram
Print
LinkedIn

Siga nossas Redes Sociais