A Federação Mexicana de Futebol (FMF) e o Chivas Guadalajara anunciaram, na noite dessa quarta-feira (23/7), que vão punir o atacante Chicharito Hernández. O jogador proferiu falas machistas contra mulheres, o que causou mal-estar no país.
Veja o vídeo:
El último baile de Chicharito es sencillamente espectacular. pic.twitter.com/QLY1efCOrv
— • (@yipikayei7) July 23, 2025
Em vídeo publicado no Instagram, ele afirmou que as mulheres “estão erradicando a masculinidade e tornando a sociedade hipersensível”. Em outro trecho, o atleta reafirma estereótipos machistas ao dizer: “Limpem e cuidem do lar, que é o lugar mais precioso para os homens. Não tenham medo de ser mulheres”.
Em nota, a FMF afirmou que as declarações de Chicharito “promovem estereótipos sexistas, considerados violência midiática, e vão contra a igualdade de gênero no esporte”. A entidade definiu uma advertência e uma multa financeira como punição. Os valores não foram divulgados.
O Chivas também divulgou nota declarando que não compactua com o pensamento de Chicharito. Além disso, o clube afirmou que “tomou as medidas cabíveis de acordo com o regulamento interno”.
Javier “Chicharito” Hernández é considerado um dos ídolos da história recente do futebol mexicano. Revelado pelo Chivas Guadalajara em 2006, o jogador, possui passagens por Manchester United e Real Madrid. O atleta voltou ao time mexicano 2024.
Fonte: Metrópoles