Aliado de primeira hora do governo, o senador Otto Alencar (PSD-BA) avisou a Lula que votará para derrubar o veto do presidente ao projeto que aumenta o número de deputados.
À coluna, Otto lembrou que votou a favor do aumento do número de deputados e disse que não pretende mudar seu posicionamento, mesmo que tenha de derrubar o veto de Lula.
“Eu votei a favor no projeto e vou votar para derrubar o veto dele. Como é que eu voto uma coisa antes e mudo o voto agora?Já até falei com ele”, disse o senador à coluna.
Como a coluna noticiou, auxiliares de Lula passaram a admitir, nos bastidores, que o veto do presidente ao aumento do número de deputados pode ser derrubado pelo Congresso.
Para que um veto seja derrubado, é preciso que a maioria absoluta de deputados federais (257) e senadores (41) vote pela derrubada dele, em votação computada separadamente.
Por que Lula vetou
Aconselhado por alguns ministros, Lula decidiu vetar integralmente o projeto como um recado sobretudo a Hugo Motta, após o presidente da Câmara patrocinar a derrubada do decreto do governo sobre o IOF.
Também pesou na decisão do petista o impacto da opinião pública. O temor de auxiliares presidenciais era de que a possível omissão de Lula fosse mal vista pela população, majoritariamente contra o projeto.
Fonte: Metrópoles