Lula cita relação “exitosa” com China e disputa por terras raras

Ícone de sino para notificações
1 de 1 lula-pt-salvador - Foto: Reprodução/YouTube @PTBrasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, neste sábado (7/2), que o Brasil mantém uma relação “exitosa” com a China. A declaração foi dada durante evento em comemoração aos 46 anos do Partido dos Trabalhadores, que teve a presença do embaixador do país asiático no Brasil, Zhu Qingqiao.

“Eu quero dizer que sou muito grato à parceria que o Brasil tem com a China. Sou muito grato, porque é uma parceria exitosa, respeitosa”, disse Lula em Salvador (BA).

Três dias depois de o governo dos Estados Unidos anunciar uma aliança comercial sobre minerais críticos proposta pelo presidente Donald Trump, Lula afirmou que “há uma briga escondida” entre países ocidentais para evitar que os minerais sejam vendidos à China.

“E agora, embaixador, toda conversa, toda reunião é para evitar que os países vendam terras raras e minerais críticos para a China. É uma briga meio escondida, mas tudo é contra a China”, disse o petista.

O governo brasileiro tende a não aderir à aliança comercial proposta pelos Estados Unidos.

O Brasil adota uma política de “universalidade” e mantém-se aberto a negociar o tema com diferentes países. Na avaliação de fontes ouvidas pelo Metrópoles, a proposta de Trump vai na contramão dessa postura ao restringir as possibilidades de parceria.

Além disso, o governo prefere tratar o assunto de forma bilateral, em vez de aderir a pactos multilaterais, como o lançado pelo republicano.

Fonte: Metrópoles

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
X
Threads
Telegram
Print
LinkedIn

Siga nossas Redes Sociais