Trump diz que cessar-fogo entre Israel e Hamas pode acontecer em dias

Foto: via Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que um cessar-fogo na Faixa de Gaza pode acontecer na próxima semana. A promessa do líder norte-americano aconteceu nesta sexta-feira (27/6), durante um evento na Casa Branca.

Trégua anterior

  • Em janeiro deste ano, Israel e Hamas chegaram a um acordo de cessar-fogo após mediação do Catar, EUA e Egito.
  • A expectativa era de que o plano de paz fosse implementado em três fases. Na primeira delas, ocorreram a troca de reféns sequestrados pelo Hamas por prisioneiros palestinos.
  • A segunda fase do cessar-fogo seria negociada a partir de março. O que não aconteceu após o governo de Israel não cumprir o que havia sido acordado, e exigir uma extensão da primeira etapa, assim como a libertação de todos os reféns que ainda estão em Gaza.
  • Com isso, Israel intensificou os ataques contra a Faixa de Gaza.

Nesta sexta, os governos da República Democrática do Congo e Ruanda assinaram um acordo de paz, após décadas de um conflito não declarado entre os dois países.

Para a imprensa que cobria o evento, Trump classificou a situação em Gaza como “terrível”, e sinalizou que o cessar-fogo entre Israel e Hamas pode acontecer na próxima semana.

“Acabei de falar com algumas das pessoas envolvidas. A situação em Gaza é terrível”, disse o presidente dos EUA. “E achamos que, na próxima semana, conseguiremos um cessar-fogo”.

O líder norte-americano não deu maiores detalhes sobre a possível trégua. Até o momento, o governo de Israel e o grupo extremista Hamas não se pronunciaram sobre o assunto.

Fonte: Metrópoles

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
X
Threads
Telegram
Print
LinkedIn

Siga nossas Redes Sociais