O Acre encerrou sua participação na Semana Internacional do Café (SIC) 2025, em Belo Horizonte (MG), com um resultado inédito: dois cafés acreanos ficaram entre os 15 melhores do país na categoria Coffee of the Year, uma das mais importantes do evento.
Embora o pódio tenha sido ocupado por produtores do Espírito Santo e de Rondônia, o desempenho do Acre confirma o avanço do estado na produção de cafés especiais e sustentáveis.
Vale lembrar que quatro produtores ainda ficaram entre os 100 melhores do país. Os representantes do Acre eram de duas cidades diferentes e participam da categoria Coffee of the Year (COY), principal competição do evento. São eles: Wagner Álvares, Wanderlei de Lara e Felipe Caffer, de Acrelândia, e Luiz Ferreira, de Cruzeiro do Sul.
Criado em 2012, o Coffee of the Year tem como objetivo reunir os melhores cafés do país, reconhecer os grandes destaques do ano e valorizar novas origens que vêm transformando a produção nacional.
O secretário de Agricultura do Estado, Luís Tchê, destacou que o avanço do Acre no setor é resultado do trabalho de apoio e fomento à cafeicultura desenvolvido pelo governo Gladson Cameli.
“Na SIC, os produtores ganham experiência, trocam informações com colegas de outras regiões, conversam com compradores e entendem como agregar valor aos seus produtos. Quanto mais os levamos para ver de perto, mais transformadora é a experiência. Tenho certeza de que isso muda a vida deles no campo”, afirmou Tchê.







