A prefeitura de Acrelândia por meio da Secretaria Municipal de Educação, no período de 14 a 16, está promovendo a 1ª jornada pedagógica em Atendimento Educacional Especial (AEE) para diversos profissionais da área educacional visando capacitar gestores, coordenadores pedagógicos, mediadores, assistentes educacionais, docentes tanto do AEE quanto do ensino regular.
O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço vital oferecido pela educação especial, destinado a alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, matriculados em escolas regulares.
A formação está sendo ministrada pela professora, Regiane Estevam de Souza, que destacou “a importância da formação continuada para que a inclusão aconteça de maneira mais ampla, além de ser necessária para que o oferecimento de condições de atendimento educacional seja adequado às necessidades dos alunos com deficiência.”
Souza, externou seu encantamento pelo engajamento da equipe educacional no processo de inclusão, destacando que, “durante a minha experiência na educação, foram poucas as vez que vi todos os profissionais da equipe gestora, 100% dos professores da sala regular, AEE, mediadores e assistentes educacionais da rede municipal, sendo contemplados com uma formação sobre a educação inclusiva. Essa atitude vem de uma gestação comprometida realmente com a inclusão, por isso, quero parabenizar o prefeito e a secretária de educação de Acrelândia pelo investimento.
Os objetivos principais da formação são: preparar os profissionais da educação para o ano letivo de 2025 e a implantação da Equipe Técnica Multidisciplinar da Educação Inclusa que está composta pelas profissionais Maria Cosme de Lima, Wuildna Schumacher e Elisangela Caetano. Além de discutir os pontos essenciais dos embasamentos legais vigentes para o público alvo e refletindo sobre o papel da gestão escolar na promoção da inclusão dos alunos da educação especial.
Com esta formação, a prefeitura de Acrelândia demonstra seu compromisso com uma educação inclusiva e de qualidade, proporcionando oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para todos os alunos, independentemente de suas necessidades especiais.
Vitor
Fonte: Contilnet