Ao menos outros oito investigados envolvidos na farra do INSS, investigada pela Polícia Federal (PF), estão custodiados na ala de vulneráveis do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. O transferido mais recente para o local é o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS.
O Bloco V é destinado a presos que, por condições pessoais e pela repercussão nacional dos casos, não podem permanecer em contato com a massa carcerária comum — situação que inclui Careca e os demais investigados no esquema de fraude contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A medida atende a uma orientação expressa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça. O magistrado determinou que os presos fossem mantidos em locais compatíveis com sua condição pessoal e que garantissem a integridade física.
A coluna apurou que Careca está custodiado no mesmo espaço onde se encontra preso seu filho, Romeu Carvalho Antunes (veja lista completa abaixo). O local também abriga o empresário e ex-assessor do senador Weverton Rocha (PDT-MA), Gustavo Marques Gaspar. A PF apura se o senador atuou como sócio oculto de Careca no esquema.
- Gustavo Marques Gaspar, empresário e ex-assessor do senador Weverton Rocha (PDT-MA);
- Rubens Oliveira Costa, empresário e conhecido como o “homem da mala”;
- Romeu Carvalho Antunes, filho do Careca do INSS;
- Milton Salvador de Almeida Júnior, apontado como sócio do Careca;
- Adelino Rodrigues Junior, sócio da empresa DM&H Assessoria Empresarial;
- Alexandre Guimarães, ex-diretor do INSS;
- Alexandre Caetano dos Reis, sócio de Careca;
- Samuel Chrisostomo do Bomfim Junior, contador da Conafer.
Transferência do Careca
A coluna revelou com exclusividade que o Careca do INSS deixou o Bloco IV e passou a ocupar o novo local de detenção provisória há cerca de uma semana. O Bloco V é considerado um dos mais seguros da Papuda, e a transferência foi autorizada pela Vara de Execuções Penais (VEP).
A decisão levou em conta, entre outros fatores, a idade do investigado — 61 anos — e a repercussão do caso.
Careca é apontado como figura central na investigação da Polícia Federal que apura descontos ilegais e não autorizados em aposentadorias e pensões de beneficiários do INSS. O esquema foi revelado pelo Metrópoles.
Fonte: Metrópoles








