Ala onde Careca está preso abriga outros 8 investigados do INSS

Ícone de sino para notificações
1 de 1 Careca do INSS em carro de luxo -- Metrópoles - Foto: Foto obtida pelo Metrópoles

Ao menos outros oito investigados envolvidos na farra do INSS, investigada pela Polícia Federal (PF), estão custodiados na ala de vulneráveis do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. O transferido mais recente para o local é o empresário Antônio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS.

O Bloco V é destinado a presos que, por condições pessoais e pela repercussão nacional dos casos, não podem permanecer em contato com a massa carcerária comum — situação que inclui Careca e os demais investigados no esquema de fraude contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A medida atende a uma orientação expressa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça.  O magistrado determinou que os presos fossem mantidos em locais compatíveis com sua condição pessoal e que garantissem a integridade física.

A coluna apurou que Careca está custodiado no mesmo espaço onde se encontra preso seu filho, Romeu Carvalho Antunes (veja lista completa abaixo). O local também abriga o empresário e ex-assessor do senador Weverton Rocha (PDT-MA), Gustavo Marques Gaspar. A PF apura se o senador atuou como sócio oculto de Careca no esquema.

  • Gustavo Marques Gaspar, empresário e ex-assessor do senador Weverton Rocha (PDT-MA);
  • Rubens Oliveira Costa, empresário e conhecido como o “homem da mala”;
  • Romeu Carvalho Antunes, filho do Careca do INSS;
  • Milton Salvador de Almeida Júnior, apontado como sócio do Careca;
  • Adelino Rodrigues Junior, sócio da empresa DM&H Assessoria Empresarial;
  • Alexandre Guimarães, ex-diretor do INSS;
  • Alexandre Caetano dos Reis, sócio de Careca;
  • Samuel Chrisostomo do Bomfim Junior, contador da Conafer.

Transferência do Careca

A coluna revelou com exclusividade que o Careca do INSS deixou o Bloco IV e passou a ocupar o novo local de detenção provisória há cerca de uma semana. O Bloco V é considerado um dos mais seguros da Papuda, e a transferência foi autorizada pela Vara de Execuções Penais (VEP).

A decisão levou em conta, entre outros fatores, a idade do investigado — 61 anos — e a repercussão do caso.

Careca é apontado como figura central na investigação da Polícia Federal que apura descontos ilegais e não autorizados em aposentadorias e pensões de beneficiários do INSS. O esquema foi revelado pelo Metrópoles.

Fonte: Metrópoles

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
X
Threads
Telegram
Print
LinkedIn

Siga nossas Redes Sociais