Na última noite do Carnaval Folia, Tradição e Alegria 2026, na Rio Branco, o prefeito Tião Bocalom (PL), o vice-prefeito Alysson Bestene (Progressistas) e o presidente da Fundação Garibaldi Brasil, Klowsbey Pereira, destacaram nesta terça-feira, 17, a dedicação dos blocos, a geração de renda e os investimentos na cultura durante entrevista na Avenida Getúlio Vargas.
Durante a entrevista, Bocalom iniciou parabenizando os brincantes e justificando o aumento da premiação. “Eu quero primeiro parabenizar esses guerreiros. Por que eu mandei dobrar o prêmio naquele dia do lançamento? Falei, dobra o prêmio, é muito pouco esse prêmio por tanto que eles gastam para montar uma apresentação dessas aqui. É muito linda a apresentação deles de ontem, depois do espetáculo, de hoje de novo, ter mais uma. Ou seja, a dedicação desse povo precisa ser elogiada”, afirmou.
O prefeito reforçou que o valor pago não cobre os custos das agremiações. “Eu tenho certeza que o prêmio não paga 10% do que eles gastam pra poder sair na avenida e fazer alegria do povo. Então, eu quero mesmo é parabenizar cada um deles que ganhe o melhor e com certeza a comissão julgadora vai definir o melhor”, reforçou.
Ao falar sobre o clima da festa, Bocalom celebrou os números da segurança. “Zero ocorrência nesses quatro dias, zero. E passaram por aqui mais de 40 mil pessoas que foram contadas pelas câmeras. Só pulseirinhas de criança, até ontem à noite, tinha liberado mais de 4.800 pulseiras. São números que nos deixam muito felizes, mostra que a população está participando”, revelou.
Sobre críticas aos gastos com o evento, foi enfático: “Muita gente, ‘ah, tá gastando dinheiro com carnaval’. Meu amigo, a alegria não tem valor. Não é despesa não, é investimento. Investir na alegria das pessoas, assim como a gente investe na educação, investe na saúde, nós temos que investir também no lazer”, reforçou Bocalom
O vice-prefeito Alysson Bestene (Progressistas) destacou o empenho das agremiações e o apoio da prefeitura ao Carnaval. “A gente percebe que eles passam praticamente um ano todos se preparando pra esse momento, dessa festa tradicional”, afirmou.
Segundo ele, a gestão do prefeito Tião Bocalom buscou garantir estrutura e organização na Praça da Revolução. “Nós buscamos dar todo esse glamour pra essa festa aqui, toda organizada, com segurança, pra que eles chegassem nesse momento de hoje, com a premiação que praticamente dobrou.” Alysson também projetou a próxima edição. “A gente espera que ano que vem eu tenha mais blocos, resgates dos blocos tradicionais, como é o caso do Urubu Cheiroso, que dessa vez não competiu, mas quem sabe ano que vem vai competir”, reforçou.
Durante entrevista ao repórter Kennedy Santos, o prefeito anunciou ainda um novo equipamento para cultura e esporte. “Dentro de mais ou menos uns 30, 40 dias, nós vamos estar recebendo aqui um ônibus pra cultura e esporte, um ônibus zero quilômetro, 68 vagas, um ônibus pra viajar pra qualquer lugar desse país ou fora deste país, que está sendo preparado agora lá em Caxias, no Rio Grande do Sul. O nosso compromisso com a cultura e com o esporte vai continuar sendo sempre muito grande. Quando a gente promove esses eventos, é exatamente para dar oportunidade para os nossos trabalhadores que fazem esses investimentos nesses momentos, para ter certeza que uma festa dessas aqui ele passa dois meses aí, tranquilo na família”, pontuou.
Já Klowsbey Pereira, presidente da Fundação Garibaldi Brasil, destacou que o ônibus próprio para cultura e esporte é resultado do compromisso assumido desde 2020. “É mais uma concretização do plano de governo do prefeito Bocalom desde 2020, que era valorizar a cultura e o nosso esporte. O compromisso mesmo da palavra do prefeito foi que a cultura e esporte teriam ônibus próprio, para que os representantes do nosso município, em competição nacional, tivessem um transporte digno”, pontuou.
Klowsbey também enfatizou que a geração de renda vai além da arena. “Não é só os barraqueiros que gera emprego, não. Tem as costureiras nos bairros, tem os serralheiros, tem os carnavalescos. Muita gente envolvida”, reforçou.
Ao final, Bocalom resumiu o espírito da festa. “Nossa Rio Branco hoje está cada dia com cara de capital, e é claro, tem que trazer tudo de melhor que a gente puder fazer. O nosso povo é guerreiro, trabalhador e vão pra cima”, finalizou.
Assista ao vídeo:
Fonte: ac24horas







