Bolsonaristas protestam contra Moraes antes de palestra no TCE de SP

Foto: Ramiro Brites/Metrópoles

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se concentraram em frente à sede do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), onde o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), irá palestrar. O frio de 13ºC da manhã desta segunda-feira (10/8) em São Paulo, não impediu o grupo, composto por oito pessoas, de marcar presença em frente ao evento.

A palestra faz parte da programação da Semana Jurídica, organizada pelo Tribunal de Contas. Embora esteja programada há meses, após a sanção aplicada pelo governo americano contra Moraes, o evento será uma espécie de cerimônia em solidariedade ao ministro.

O embate entre Moraes e bolsonaristas se acentuou desde o dia 18 de julho, quando o magistrado determinou ao ex-presidente o uso de tornozeleira eletrônica, entre outras medidas cautelares. Em 30 de julho, o governo americano aplicou a lei Magnitsky contra Moraes, que o proíbe de entrar nos Estados Unidos e de fazer transações econômicas com empresas americanas.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), foi convidado para a palestra, mas faltará ao evento porque irá participar, junto com o prefeito da capital Ricardo Nunes (MDB), da entrega de câmeras do Smart Sampa, sistema de vigilância da Prefeitura de São Paulo.

“A Semana Jurídica é um tradicional evento do TCESP, que neste ano está na sua vigésima terceira edição. Sendo assim, as principais autoridades do Estado, bem como dos Tribunais de Contas do país são convidadas a acompanhar”, diz o TCE, em nota.

O governador tem sido acionado por bolsonaristas para conversar com ministros do STF e buscar algum diálogo que atenue a situação do ex-presidente em meio ao avanço do julgamento contra o golpe de estado, que teria sido liderado por Bolsonaro após perder as eleições de 2022.

Fonte: Metrópoles

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
X
Threads
Telegram
Print
LinkedIn

Siga nossas Redes Sociais