O Conselho Tutelar de Sena Madureira, Creas, Cras e outros setores estão organizando uma caminhada que visa fortalecer o combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. A iniciativa será realizada nesta quinta-feira (15) em alusão ao 18 de maio, Dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
De acordo com o cronograma, a concentração inicial se dará na praça da igreja católica, às 16 horas. De lá, os participantes caminharão até a praça 25 de setembro, onde uma programação será desenvolvida com a meta de chamar a atenção da comunidade para esse tema.
De acordo com o conselheiro tutelar Emerson Espíndola, em Sena Madureira esse problema existe, principalmente em relação ao abuso sexual. “É fundamental que a comunidade esteja engajada nessa luta. Muitas vezes, os abusadores são pessoas da própria família (tio, padrasto, dentre outros). Nós precisamos que as pessoas denunciem para que possamos agir. Esse é um tipo de crime que traumatiza a criança ou adolescente para o resto da vida, por isso, precisa ser combatido todos os dias”, frisou.
As denúncias podem ser feitas para o próprio telefone do Conselho Tutelar: 999838058.
18 de maio. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
Fonte: Contilnet