Datafolha: Lula lidera contra Bolsonaro, Ciro e nomes da direita

Ícone de sino para notificações
1 de 1 Presidente Lula - Foto: <p>Hugo Barreto/Metrópoles<br /> @hugobarretophoto</p><div class="m-banner-wrap m-banner-rectangle m-publicity-content-middle"><div id="div-gpt-ad-geral-quadrado-1"></div></div> </p><div class=""><div id="teads-ad-1"></div></div></p>

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (5/4) aponta que, se as eleições fossem hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) superaria Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT) e outros nomes da direita, como Pablo Marçal (PRTB) e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).

De acordo com o levantamento, o petista aparece com 36% das intenções de voto, seis pontos percentuais a mais que o ex-presidente Bolsonaro, que marcou 30%.

Em seguida vêm Ciro Gomes (12%), Marçal (7%) e Leite (5%). Outros 9% votariam em branco ou nulo e 2% não sabem responder.

A sondagem, divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo, ouviu 3.054 brasileiros, com 16 anos ou mais, em 172 municípios, entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Em um cenário sem Bolsonaro, Lula lidera com 35% contra 15% do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Nesta simulação, Ciro empata com Marçal, ambos com 11%.

Em disputa contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, Lula também venceria, segundo a pesquisa. O petista acumula 35% contra 15% da esposa de Bolsonaro.

Eleição sem Lula

O Datafolha ainda testou cenários em que o petista não concorre à eleição. Nesse caso, a disputa aparece acirrada entre Ciro, Tarcísio e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), apontado como favorito à sucessão de Lula.

Sem o presidente, Ciro Gomes tem 19% das intenções de voto, contra 16% de Tarcísio, o que representa um empate no limite da margem de erro. Fernando Haddad aparece em terceiro, com 15%.

Em um cenário com Bolsonaro, o líder do PL bate Ciro e Haddad, com 32% ante 20% do pedetista e 17% do ministro da Fazenda.

Daniela Santos

Fonte: Metrópoles

Compartilhe

WhatsApp
Facebook
X
Threads
Telegram
Print
LinkedIn

Siga nossas Redes Sociais