O governo da Estônia acusa a Rússia de ter invadido o espaço aéreo do país utilizando três caças MiG-31. Segundo o chanceler estoniano, Margus Tsahkna, o caso aconteceu nesta sexta-feira (19/9).
Os aviões de guerra teriam entrado no espaço aéreo do país sem permissão na região do Golfo da Finlândia, e sobrevoaram a área por doze minutos.
Em comunicado, o ministro das Relações Exteriores da Estônia criticou o incidente, e pediu pressão contra a “agressividade da Rússia”.
“A Rússia violou o espaço aéreo estoniano quatro vezes este ano, o que é inaceitável por si só, mas a violação de hoje, na qual três caças entraram em nosso espaço aéreo, é brutal e sem precedentes”, disse Margus Tsahkna. “Os crescentes testes de fronteira e a agressividade da Rússia devem ser enfrentados com um rápido reforço da pressão política e econômica”.
Ao lado de outros 31 países, a Estônia é um dos membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) — antagonista da Rússia.
Caso confirmado o incidente, está é a terceira violação do espaço aéreo de países da aliança militar do Ocidente nas última semanas. Anteriormente, Polônia e Romênia também relataram casos semelhantes, envolvendo aeronaves ou drones russos.
Fonte: Metrópoles