Os estudantes brasileiros de medicina que cursam a graduação fora do país poderão seguir realizando estágios e internatos nos hospitais do Acre. A informação foi confirmada nesta segunda-feira (2) pelo senador Alan Rick (União Brasil), por meio de um vídeo publicado nas redes sociais.
O parlamentar explicou que, após conversas com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e com a diretoria do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC), ficou encaminhada uma proposta para garantir a continuidade dessas atividades importantes para a formação dos futuros médicos.
Segundo Alan Rick, o entendimento é de que os estágios e internatos seguirão normalmente. A proposta agora será apresentada ao Colegiado do CRM-AC, com a sugestão de que seja dado um prazo de seis meses — prorrogável por mais seis — para que as universidades estrangeiras e os hospitais acreanos formalizem seus convênios, com apoio do Ministério da Educação.
“Isso garante que todos os brasileiros que estudam medicina fora do país e querem realizar o estágio ou internato aqui no Acre possam continuar os estudos”, afirmou o senador.
Na reunião realizada com a diretoria do CRM-AC, participaram a presidente da entidade, doutora Leuda Dávanos, o segundo-secretário, doutor Alan Areal, o tesoureiro, doutor Tadeu Moura, e o advogado, doutor Mário Rosas.
Além dessa pauta, o senador também destacou o avanço nas discussões sobre a revalidação de diplomas médicos no Brasil. Ele mencionou que tramita no Senado a proposta de criação de um exame de proficiência médica, que poderá facilitar o processo para quem se formou no exterior.
“Nossa emenda ao projeto de lei 2294, de 2024, propõe que esses médicos possam optar por fazer apenas a prova de proficiência para revalidar seu diploma”, explicou Alan Rick, reforçando o compromisso com quem busca exercer a medicina no Brasil após concluir os estudos em outros países.
Fonte: Contilnet