Líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias reagiu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que anunciou que pretende aumentar tarifas destinadas ao Brasil. Para o o parlamentar, dados das transações comerciais entre os dois países não sustentam a declaração do mantário norte-americano.
“Ora, quem assessora o sr. Trump? Os dados mostram o contrário: desde 2009, os EUA têm superávit comercial com o Brasil. Nosso país registrou US$ 88,6 bilhões a mais em importações. O Brasil é um dos poucos países do mundo com quem os EUA têm superávit comercial”, afirmou o parlamentar à coluna.
Segundo Lindbergh, o saldo é favorável aos Estados Unidos há 16 anos. “A balança comercial brasileira com os EUA está em déficit desde 2009. Ou seja, ao longo dos últimos 16 anos, o Brasil compra muito mais do que vende para os EUA. O relacionamento comercial do Brasil com os Estados Unidos é marcado por predominância da economia norte-americana, segundo números da série histórica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Informe-se melhor, mr. Trump.”
O deputado afirmou que o governo Lula tem instrumentos para reagir. “De todo modo, o Brasil tem legislação — a Lei de Reciprocidade — aprovada pelo Congresso Nacional, que dá ao Governo Lula condições de fazer frente a eventual tarifaço de Trump. A nova lei permite que o governo brasileiro imponha tarifas adicionais, suspenda concessões comerciais ou até mesmo deixe de cumprir obrigações relacionadas à propriedade intelectual quando houver medidas hostis de outros países, como barreiras comerciais unilaterais.”
Fonte: Metrópoles