Personalidades como Pedro Pascal, Tate McRae e Troye Sivan foram vistos, recentemente, usando a camiseta branca com a frase “Protect the Dolls” (“Protejam as Bonecas”, em tradução livre), que viralizou e se tornou um símbolo de apoio às mulheres trans. O item é forma de protesto e declaração contra as medidas anti-trans tomadas pelo governo Donald Trump, nos Estados Unidos.
A camiseta aparentemente simples, mas com uma inscrição que a enche de significado, foi apresentada no encerramento do desfile da marca Conner Ives no London Fashion Week, em fevereiro de 2025, e logo ganhou destaque após ser usada por diferentes celebridades. A frase “Protect the Dolls” rapidamente se tornou, utilizando a moda como veículo, símbolo de resistência.
A expressão “dolls” é um termo amigável originado nos anos 1980 para se referir a mulheres trans. A camiseta foi concebida como uma resposta às políticas anti-trans implementadas pelo governo de Donald Trump, que incluem restrições ao reconhecimento de gênero e ao acesso a cuidados de saúde ao grupo.
A medida do governo estadunidense que mais gerou revolta foi a Ordem Executiva 14168, intitulada “Defendendo as Mulheres do Extremismo da Ideologia de Gênero e Restaurando a Verdade Biológica ao Governo Federal”. Essa ordem estabeleceu que o governo federal reconhece apenas dois sexos, masculino e feminino, determinados no nascimento, e determinou que agências federais substituam o termo “gênero” por “sexo” em seus materiais.
Com isso, milhares de homens e mulheres transgêneros tiveram documentos alterados para o sexo biológico, mesmo que já houvessem, anteriormente, conquistado o registro oficial de mudança de gênero.
Protect the Dolls na prática
O impacto da escrita na peça viral não se limita aos protestos: todo o lucro das vendas da camiseta é destinado à Trans Lifeline, uma organização sem fins lucrativos que oferece suporte emocional e financeiro à comunidade. Até o momento, a iniciativa arrecadou mais de US$ 250 mil, segundo a Conner Ives.
Pedro Ângelo Cantanhêde
Fonte: Metrópoles