Segundo informações repassadas pela Defesa Civil do Município de Santa Rosa, no interior do Acre, o rio Purus voltou apresentar um grande acréscimo no volume de água, e já ultrapassou a cota de alerta neste sábado (10).
A cheia foi impulsionada pelas fortes chuvas que atingiram a região nos últimos dois dias. O órgão informou que está com dificuldades para realizar as medições diárias, devido a régua milimétrica ter sido danificada por uma embarcação. Eles ainda aguardam uma equipe da Defesa Civil Estadual para reposicionar o equipamento no local estratégico.
“Estamos sem realizar a medição através da régua, mas por experiência própria acreditamos que o rio já ultrapassou a cota de alerta. Já solicitamos apoio da Defesa Civil do Estado para recolocar a régua no local, pois é um equipamento essencial para monitorarmos o nível das águas, e assim repassar orientações a população”, disse Lucas Maciel, coordenador da Defesa Civil no município.
Vale lembrar que no mês de Dezembro de 2025, o manancial ultrapassou a cota de transbordamento que é de 9 metros, e chegou a medir 9,44m, afetando ao menos 60 famílias que residem na área baixa da cidade.
Fonte: Contilnet







