O Brasil enfrenta o Japão na segunda fase da Copa do Mundo, na próxima segunda-feira (29), e Neymar terá a oportunidade de ampliar uma de suas marcas mais expressivas pela Seleção Brasileira. De volta à equipe após 981 dias, o camisa 10 reencontra o adversário contra quem mais marcou gols na carreira.
Ao todo, Neymar balançou as redes nove vezes contra os japoneses. A primeira foi em 2012, em amistoso disputado na Polônia. Na vitória brasileira por 4 a 0, o atacante marcou duas vezes.
Em 2013, na estreia do Brasil na Copa das Confederações, Neymar abriu o placar com um voleio logo aos três minutos, na vitória por 3 a 0.
No ano seguinte, em amistoso realizado em Singapura, o camisa 10 viveu uma de suas atuações mais inspiradas com a Seleção Brasileira e marcou os quatro gols da vitória por 4 a 0.
“Estou muito feliz de conseguir algo assim. Nem em meus sonhos poderia imaginar isso com a Seleção. Não tenho palavras”, disse Neymar após a partida.
Em 2017, o atacante voltou a marcar diante do Japão, desta vez de pênalti, na vitória brasileira por 3 a 1. O nono e último gol saiu em amistoso preparatório para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, quando garantiu o triunfo por 1 a 0.
Neymar ficou 981 dias afastado da Seleção Brasileira. O atacante voltou a vestir a camisa amarelinha na vitória sobre a Escócia, ao entrar no segundo tempo, em sua primeira partida pela equipe desde 2023. Naquele ano, sofreu uma grave lesão no joelho e passou por um longo período de recuperação.
Após o Japão assegurar a vaga na segunda fase com o empate por 1 a 1 diante da Suécia, o lateral-esquerdo Yuto Nagatomo, que disputa sua quinta Copa do Mundo, destacou a qualidade da Seleção Brasileira e afirmou que Neymar exige atenção especial.
“O Neymar é um jogador de nível mundial. Precisamos ter muita atenção com ele, mas também com toda a Seleção Brasileira. Acredito que nesta Copa eles vão mostrar o seu melhor futebol”, afirmou.
No retrospecto geral, a Seleção Brasileira leva ampla vantagem. Em 16 confrontos, são 13 vitórias brasileiras, dois empates e apenas uma derrota — justamente a mais recente, já sob o comando de Carlo Ancelotti.
Na ocasião, o Brasil perdeu por 3 a 2, de virada, no Ajinomoto Stadium, em Tóquio, após abrir 2 a 0 no placar. Paulo Henrique e Gabriel Martinelli marcaram para a Seleção Brasileira, mas Minamino, Fabrício Bruno (contra) e Ueda garantiram a virada japonesa.
Conteúdo reproduzido originalmente em: CNN Brasil por juliamachado







